Envie e apresente sua música diretamente à curadoria do Spotify

Vamos lá! Já está tudo certo, a música está pronta com data de lançamento e todo mundo ansioso pra ver aquele som em todas as principais playlists da plataforma.

Agora é hora de gentilmente solicitar a equipe do Spotify pra considerar seu trabalho e quem sabe incluir seu lançamento nos destaques, podendo inclusive entrar em alguma playlist de curadoria especial.

A equipe de curadoria é responsável por analisar as demandas, incluir músicas e organiza-las nas já conhecidas playlists oficiais da plataforma.

pexels-wendy-wei-1699160

Essa é uma ótima forma de ser encontrado e de fazer suas músicas alcançarem novas audiências.

Para apresentar uma música aos curadores do Spotify existe o processo conhecido como pitching ou pitch, (trad. arremessar ou arremesso, nesse caso apresentação). Para isso a música em questão não deve já estar disponível e sim ser um lançamento que ainda vai acontecer, ou seja, deve ser um fonograma inédito e exclusivo.

Primeiramente você precisa ter uma conta ativa e verificada no “Spotify for Artists”, caso ainda não tenha e quer criar uma, veja aqui o nosso artigo sobre o
tema:

Assim que sua música já tiver sido enviada aqui para Movieplay Digital e já aprovada pelo sistema da Spotify, acesse seu Spotify fo Artists, vá até a aba MUSIC e selecione a opção Upcoming.

Aqui serão listadas as músicas que estão programadas para lançamento futuro e a opção de envia-las para playlists oficiais.

Controle de Qualidade e Regras da Curadoria Spotify

Para que sua música tenha maiores chances de ser considerada é importante seguir algumas diretrizes de controle de qualidade e regras:

Existe um prazo para análise por parte da curadoria, então busque sempre distribuir suas músicas com a maior antecedência possível da data do lançamento. Assim você garante que haja tempo hábil para análise das faixas e melhor escolha de playlists.

Você só pode enviar uma música de cada vez. Somente após o lançamento daquela faixa enviada, é que você poderá submeter outra para análise.

O prazo mínimo para envio é de 7 dias antes do lançamento da faixa.

Ofereça o máximo de informações relevantes possível. O Spotify busca ter muita informação detalhada sobre cada música para atribui-las sempre a playlists mais assertivas possíveis. Os editores vão buscar novas faixas baseadas nas informações fornecidas, então sempre dê detalhes sobre o tipo de humor e gênero musical da faixa em questão.

Só é possível fazer essa solicitação via computador, não sendo possível em dispositivos mobile/celular.

pexels-cottonbro-5077404

Importante lembrar que mesmo se você não conseguir garantir a inclusão em uma lista de reprodução editorial com o seu envio, somente por enviar sua música através do Spotify for Artists garante que você será colocado nas listas de reprodução do “Radar de Lançamentos” de seus seguidores quando sua música for lançada.

Esse procedimento é um dos mais importantes para fazer sua música chegar mais longe dentro da plataforma de streaming, ainda assim é válido lembrar que há muita competição no aplicativo, são mais de 75 mil artistas fazendo envios para playlists toda semana!

Aqui na Movieplay Digital nós podemos ajuda-lo com seu lançamento, fazendo a apresentação para todas os aplicativos de streaming facilitando as chances de inclusão.

Boa sorte com seus próximos envios e lançamentos!

Fale com a Movieplay Digital e vamos trabalhar para seu lançamento chegar muito mais longe!

Distribuição Musical

One Reply to “Vá Mais Longe com Sua Música”

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *