Guia de Formatos para Lançamento Digital

Um lançamento musical na atual era das redes sociais e velocidade na comunicação precisa de uma atenção adicional dos artistas e produtores.

Hoje além da qualidade musical e de produção é importante uma atenção especial a toda a arte gráfica que acompanha essa obra.

Temos diversos pontos a cobrir quando falamos de arte gráfica, sendo que tudo parte da letra da música em si, da Bio do artista e do Release do lançamento, sendo esses itens em formato de texto, são os responsáveis pelo significado desse trabalho na carreira do músico, um resumo de sua carreira até o momento e um breve relato do que representa a obra a ser lançada.

Com isso em mãos, vamos para a arte gráfica em si. Caso não tenha uma identidade visual bem planejada é importante seguir por esse caminho, pois essa será a base para todo o restante. Se por exemplo o fonograma for lançado juntamente com o vídeo clipe em sua divulgação, pode ser uma boa ideia usar cenas e elementos gráficos desse trabalho para construção da identidade visual como um todo. Isso quando o vídeo já não é produzido usando como base a identidade visual. A ordem não importa, desde que toda a sua comunicação seja concisa, fazendo sentido entre si.

Ao encaminhar seu fonograma para uma distribuidora, é importante seguir a seguinte lista com os principais materiais para um lançamento mais relevante, lembrando que alguns desses itens serão utilizados pela distribuidora, outros porém são de responsabilidade do próprio artista e/ou sua equipe de produtores e marketing:

– Pasta com arquivos musicais. Faixas em formato .wav 16 bit 44k hz

– Capa do Album, Single ou Ep em imagem de extensão .jpg ou .png com 1500×1500 pixels de resolução

– Letra das músicas com timestamp se possível (marcação dos minutos e segundos de cada verso) em documento de texto

– Pasta com Fotos em Alta, preferencialmente de um ensaio feito exclusivamente para promover esse lançamento

– Clipes das músicas em alta resolução, por padrão são mais usados os formatos 1920×1080 ou 3840×2160 para uma resolução 4k

– Artes de Lançamento como Capa do Facebook, Capa do YouTube e avatares seguindo a identidade visual do disco, ep ou single

– As páginas oficiais do artista devidamente atualizadas com prévias do lançamento: Site, Instagram, Tik Tok, Facebook e YouTube por exemplo com capa, avatar e o que for possível dentro de seu padrão de comunicação nas mídias sociais

– Criar posts de divulgação e um cronograma de postagem: formatos Instagram, Facebook, Stories, vídeo curto, etc com “em breve” ou data de lançamento, além de um post “já disponível nas plataformas” com trecho principal da música esse é o básico feito por padrão, mas o que mais puderem fazer de divulgação criativa sempre é válido de acordo com sua fan base

– Canva Spotify: 9:16 (vertical) com pelo menos 720px de altura em extensão .MP4 com de 3 a 8 segundos de duração e que não mostre o artista cantando, para não confundir o usuário em relação a sincronização com a música pois o vídeo ficará em loop nesse trecho

Com esse rápido guia esperamos ajuda-los com seus próximos lançamentos digitais.

Caso tenha alguma dúvida sobre esse e outros assuntos, entre em contato com a Movieplay Digital e teremos a satisfação em auxiliar

Distribuição Musical